Manual Operacional do Módulo de Suporte

1. Acessando o módulo Suporte

Para acessar o módulo de Suporte abra o navegador e digite o endereço abaixo:

https://suporte.projecao.br

Para o correto funcionamento dos recursos desenvolvidos, utilize um dos seguintes navegadores:

  • Google Chrome, qualquer versão (recomendado);
  • Internet Explorer, versão maior ou superior a 10;
  • Safari, qualquer versão;
  • Firefox, qualquer versão;
  • Opera, qualquer versão.

Ao acessar o link acima a tela de autenticação será exibida:

Figura 1 - Tela de Autenticação

2. Segurança

O sistema foi desenvolvido com o que há de mais atual em linguagem de programação. As interfaces são todas responsivas, ou seja, adaptam-se em diferentes formatos de telas e dispositivos.

A arquitetura foi modelada para responder rápido a mudanças, que garantem vida longa ao produto final. O sistema é todo web e utiliza o protocolo HTTPS, o que quer dizer que toda a informação trafegada desde o momento da autenticação até a saída do sistema, é criptografada.

2.1. Autenticação

Após acessar o endereço descrito no item 1, informe seu usuário e senha da rede corporativa e clique em (Entrar):

Figura 2 – Autenticando

2.2. Recuperação de Senha

Caso tenha esquecido sua senha, ou tenha ficado mais do que 30 dias sem acessar, siga os passos abaixo para iniciar o processo de recuperação de sua senha:

Passo 1: Clique no link (Esqueci minha senha)

Figura 3 - Esqueci Minha Senha

Passo 2: Siga os procedimentos descritos na tela

Figura 4 – Procedimentos

2.3. Sair do Sistema

Para sair do sistema com segurança clique no botão (Sair) localizado no menu superior:

Figura 5 - Sair do Sistema

Nota: Sair com segurança garante que terceiros não acessem o sistema indevidamente com seu usuário.

3. Visão Geral do Sistema

Neste tópico descreveremos os principais recursos desenvolvidos no sistema mostrando onde estão localizados na interface:

Figura 6 – Visão geral do Sistema

  1. Menu Lateral Esquerdo: Lista de menus disponíveis para o usuário logado.
  2. Menu Superior: Ações do usuário
  3. Filtro de Chamados: Filtra os chamados de acordo com os dados inseridos.
  4. Lista de Chamados: Lista os chamados adicionados recentemente.
  5. Setor: Indica o setor do usuário logado de acordo com seu perfil. Caso o usuário esteja vinculado a mais de um setor o sistema permitirá o usuário selecionar.
  6. Agrupador de Chamados: O usuário pode agrupar os chamados para facilitar a visualização.

3.1. Caixa de Entrada

3.1.1. Visualizando chamados

Os novos chamados recebidos ficam armazenados na caixa de entrada ordenados por data de abertura e por prioridade de atendimento.

Figura 7 - Caixa de Entrada

  1. Setor do Usuário: Este botão informa o setor do usuário logado, todos os chamados serão listados de acordo com o setor indicado. Caso o usuário esteja vinculado a mais de um setor, o sistema permitirá a seleção do setor.

  2. Agrupando Chamados: O agrupador é um recurso que facilita a visualização dos chamados, como o próprio nome sugere, ele agrupa os chamados por um determinado tipo. Na versão atual (2.0) o sistema permite agrupar por:

    • Situação;
    • Situação por usuário;
    • Usuário Solicitante;
    • Data de Solicitação;
    • Impacto do Chamado;
    • Prioridade do Chamado;
    • Urgência do Chamado;
    • Origem do Chamado;
    • Tipo de Serviço;
    • Prazo para Atendimento.

Exemplo: Agrupando por data de solicitação

Figura 8 - Agrupando Chamados

  1. Filtrando chamados: Através do filtro podemos localizar um chamado especifico ou vários de acordo com os dados informados. Um bom exemplo do uso de filtro é a junção da Situação com o agrupador Situação por Usuário. Se quisermos saber quantos chamados estão em atendimento por um determinado usuário podemos selecionar o a situação Em Atendimento e o agrupador Situação por Usuário:

Figura 9 - Filtro Avançado

  1. Lista de Chamados: Lista dos chamados adicionados recentemente ordenados por data de solicitação e prioridade:

Figura 10 - Detalhes do Item Chamado

A.    Número do Ticket do chamado, este número é gerado automaticamente pelo sistema;
B.    Informa qual o ciclo atual do chamado, ou seja, quantas vezes ele foi enviado para atendimento;
C.    Prazo para atendimento do chamado;
D.    Informa a situação do atual do chamado;
E.    Dados do solicitante do chamado;
F.    Informa o assunto do chamado;
G.    Informa o tipo de chamado;
H.    Informa o impacto, urgência e prioridade do chamado;
I.    Informa a quanto tempo o chamado foi solicitado;
J.    Informa o status do chamado;
K.    Abre o chamado.
  1. Figura 11 - Quantidade de registros: Informa o total de chamados solicitados.

Figura 10 - Detalhes do Item Chamado

  1. Busca mais 25 registros: Adicionas mais chamados na exibição.

Figura 12 - Buscar mais registros

3.1.2 Atendendo Chamado

Para atendimento do chamado siga os passos abaixo:

Passo 1: Abra o chamado pressionando o botão detalhe

Figura 13 - Abrindo Chamado

Passo 2: Clique em classificação:

Figura 14 - Classificação

Passo 3: Classifique o chamado

A.    Informe o serviço caso necessário;
B.    Informe a categoria de atendimento;
C.    Informe o catálogo de serviço;
D.    Informe o tipo de requisição, impacto, urgência e prioridade.

Figura 15 - Preenchendo a Classificação

Passo 4: Clique em (Iniciar Atendimento)

Figura 16 - Iniciando Atendimento

3.1.3 Fechando chamado

Após ter iniciado o atendimento e realizado os procedimentos para resolver o problema, agora é hora de fechar o chamado, para isso siga os passos abaixo:

Passo 1: Análise do problema

A.    Informe uma análise do problema;
B.    Informe a solução aplicada ao problema;
C.    Clique em (Salvar informações) para salvar os dados inseridos.

Figura 17 - Análise do Problema

Passo 2: Feche o chamado respondendo ao solicitante

A.    Informe uma mensagem que melhor descreva a realização dos procedimentos;
B.    Clique em (Enviar)

Nota: Neste momento o chamado ainda não foi considerado [resolvido], e será marcado como [atendido] e o solicitante dirá se resolveu o problema ou não.

Figura 18 - Fechando Chamado

3.2. Caixa de Saída

A caixa de saída é responsável por listar todos os chamados enviados por você e sua equipe.

3.2.1. Lista de Chamados

Você pode acompanhar a situação atual do chamado.

Figura 19 - Caixa de Saída

3.2.2. Visualizado Chamado

Figura 20 - Visualizando Chamado

3.2. Registrar Chamado

O menu Registar Chamado permite ao atendente registar chamados para outros usuários. Esse recurso permite o atendente registrar chamados recebidos por telefone, e-mail ou presencialmente, dentre outras formas.

A.    Informe o usuário solicitante do chamado;
B.    Informe o Canal de Atendimento;
C.    Informe a Origem do Atendimento;
D.    Informe o Assunto do Chamado;
E.    Informe o Impacto do Chamado;
F.    Informe a Urgência do Chamado;
G.    Caso necessário anexe arquivos referentes ao chamado;
H.    Descreva os problemas com o máximo de detalhe possível.

Figura 21 - Registrando Chamado